Quem Somos
A Aliança Brasileira pela Educação (ABE) é um movimento da Kroton e Platos – empresas de atuação no ensino superior da holding Cogna Educação – em parceria com a Fundação Pitágoras em prol da educação no país.
Por meio de uma aliança intersetorial possui iniciativas junto ao Ministério da Cidadania, Conselho Nacional de Justiça, empresas e instituições parceiras.
A ABE nasce em 2016, como forma de expansão para todo o Brasil do movimento Conspiração Mineira pela Educação, criado em 2006 com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação nas escolas públicas de Minas Gerais.
Ao longo de sua história a Aliança Brasileira pela Educação beneficiou mais de 105 mil pessoas, com impacto socioeconômico avaliado em mais de 5 milhões de reais.
Nossas Causas
Buscamos utilizar a capilaridade de nossas instituições de ensino superior, nossa expertise em desenvolvimento de conteúdo, juntamente com alianças intersetoriais para promover impacto positivo no Brasil, com foco na educação.
Por isso, concentramos os esforços da Aliança em três frentes: Educação Pública, Empregabilidade & Empreendedorismo e Desenvolvimento Local.
Educação Pública
Promover capacitação da gestão escolar, possibilitando que professores e gestores de escolas públicas recebam formação continuada e de qualidade.
Utilizamos nossa expertise para oferecer capacitações em gestão escolar, para educadores e gestores de escolas públicas, possibilitando que recebam formação continuada e de qualidade, para enfrentar os desafios diários de sua administração.
ODS 4 - Educação de qualidade:
Contribuir para a melhoria da Educação Pública no país através da capacitação da gestão pública e democratização do acesso à educação de qualidade para todos.
Empregabilidade & Empreendedorismo
Fornecer ferramentas para que jovens e adultos alcancem o mercado de trabalho, tanto pela profissionalização técnica como empreendendo.
Temos um Ambiente Virtual de Aprendizagem exclusivo, gratuito e aberto, com um portfólio de cursos atuais para quem busca inserção no mercado de trabalho, avanço na carreira ou para quem quer empreender, com trilhas que visam o desenvolvimento técnico e a base necessária para que esses profissionais prosperem.
ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico:
Contribuir com a jornada profissional e construção da carreira das pessoas, por meio do acesso à educação de qualidade, capacitação e desenvolvimento de competências empreendedoras.
Desenvolvimento Local
Contribuir com o desenvolvimento local e com a melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde estamos presentes.
Temos ciência do nosso potencial de impacto social positivo em todo o território nacional, levando em consideração a capilaridade das instituições e polos de ensino superior, por isso, buscamos contribuir com o desenvolvimento local e com a melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde estamos presentes, bem como nos municípios do entorno.
ODS 3 - Saúde e Bem-Estar:
Contribuir para o desenvolvimento econômico e social no entorno das nossas unidades de ensino, através do impacto positivo dos serviços oferecidos em melhoria da qualidade de vida e bem estar da comunidade.
ODS 10 - Redução das desigualdades:
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Marcas do Movimento
A Kroton é referência no Ensino Superior Brasileiro, composta pelas marcas Anhanguera, FAMA, LFG, Pitágoras, UNIC, Uniderp, UNIME e Unopar. Presente em todos os estados brasileiros, ao final de 2020 contava com 770 mil alunos de graduação e mais de 50 anos de experiência que hoje contribuem para o desenvolvimento da Aliança Brasileira pela Educação.
Já a Platos, que possui diversos produtos e plataformas que apoiam o ensino superior, incluindo cursos de pós-graduação, tem em seu portfólio mais de 48 mil alunos. E, junto com a Kroton, oferece cursos gratuitos pela ABE nos 3 pilares apresentados, como oportunidade de democratização do ensino de qualidade.
Fundação Pitágoras
A Fundação Pitágoras nasce em 1999 com a missão de melhorar a gestão das organizações educacionais, visando a promoção da educação de qualidade no Brasil. Seguindo a trajetória de vanguarda educacional iniciada em 1966 pelo curso pré-vestibular Pitágoras – em Minas Gerais, a Fundação Pitágoras, que é um dos braços sociais da Cogna Educação, realiza projetos de impacto social voltados para a melhoria da qualidade da educação pública com programas de alta efetividade e escalabilidade; apoio a programas de cuidado e acompanhamento da primeira infância; e iniciativas de capacitação e sensibilização quanto à empregabilidade de jovens vulneráveis e sistema prisional.
Sistema de Gestão Integrado (SGI)
Ainda em 1999 a Fundação Pitágoras desenvolveu uma metodologia de gestão especialmente talhada para redes públicas de ensino da educação básica – o Sistema de Gestão Integrado (SGI). Cada uma das siglas ilustra bem o programa:
- Sistema: a metodologia engloba e trabalha com todos os sistemas que compõem uma comunidade escolar – Secretarias de Educação, Escolas, Classes e Alunos. Portanto, a partir da liderança da Secretaria até o chão da sala de aula.
- Gestão: o programa tem como foco a gestão, e não interfere nas práticas pedagógicas ou no material didático, por exemplo. São trabalhados sete elementos da gestão, adaptados para a realidade escolar:
- Liderança;
- Finalidade (foco no aluno e nas partes interessadas);
- Plano a seguir;
- Processos de trabalho;
- Pessoas trabalhando;
- Informações;
- Resultados.
- Integrado: a metodologia integra/alinha os esforços dos diferentes sistemas, colocando todos remando na mesma direção: o alto nível de aprendizagem dos alunos.
A forma de entrega do SGI em cada município acontece em cerca de 2 anos, onde a transferência da metodologia se faz para o conjunto de lideranças da secretaria de educação e escolas, que se capacitam ao mesmo tempo que melhoram ou inovam as suas práticas de gestão. Dessa forma, eles aprendem no formato “mão na massa” e, ao final do programa, podem seguir de forma autônoma. Terminado o processo, os participantes recebem uma certificação de MBA em Gestão Escolar , pelas faculdades da Kroton.
Ao longo de sua história o SGI acumula resultados notáveis: são mais de 2 milhões de pessoas beneficiadas, entre alunos e educadores, distribuídos em mais de 1.100 escolas, de 13 estados. Seu sucesso é medido pela melhoria do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Também medimos o impacto do SGI através da melhoria dos resultados das Metas de Aprendizagem e Metas Operacionais das escolas, comparando com elas mesmas, com as escolas similares e referências da cidade, Estado e região:
Parcerias
Em seu segundo eixo de atuação a Fundação apoia o Criança Feliz, projeto do governo federal em promoção à Primeira Infância (período que contempla da gestação ao sexto ano de idade) para famílias em condição de vulnerabilidade socioeconômica, com as capacitações aos visitadores – responsáveis pela acolhida e acompanhamento dos atendidos.
Adicionalmente, a Fundação também mantém projetos em parceria com as APAC’s (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de diversas cidades do Brasil, com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça e o DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional), visando a educação de detentos e egressos do sistema prisional, promovendo assim a reintegração social.
Linha do Tempo
#VencendoJuntos
Lançamento do Programa “Vencendo Juntos”, programa do COB (Comitê Olímpico e Paralímpico Brasileiro), para atender atletas que não concluíram a Educação Básica. A iniciativa fornece mentoria acadêmica e concessão de bolsas de estudo EJA (Educação para Jovens e Adultos), uma parceria com a Ampli.
Rede Mondó
Início da parceria com a Rede Mondó – projeto idealizado pela ANUP – (Associação Nacional das Universidades Particulares), que visa desenvolver soluções para o fortalecimento de territórios vulneráveis a partir da escola, com atuação em Breves, na Ilha do Marajó (Pará).
Democratização da Educação
Disponibilização do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da ABE para as escolas públicas poderem continuar as aulas no período da pandemia.
Brumadinho e Caminho Certo
Início da Aliança por Brumadinho, com atuação da Fundação como uma das lideranças em prol da recuperação da cidade.
Jovens no Caminho Certo
Lançamento do Programa para jovens vulneráveis: “Jovens no caminho certo”.
Educar para Transformar
Parceria com o Instituto MRV no projeto “Educar para Transformar” que contempla as escolas dos 50 municípios mais violentos do Brasil;
Início da parceria com o “Programa Criança Feliz”.
Pacto Universitário com o MEC
Aliança e Sistema Prisional
Evolução
Na cidade do Rio de Janeiro, os melhores resultados foram das 44 escolas que fizeram o SGI entre as 688 não atendidas pelo Sistema. Sendo, o 1 lugar geral da escola “Prof. Visitação” que ficou com a nota 8,6 e a escola “Thomas Mann” que ficou entre as 10 que mais evoluíram, saindo de 3,7 para 5,3, tendo um crescimento de 43%.
“Prêmio Charles Lotfi”
Lançamento do “Prêmio Charles Lotfi” para anualmente premiar as escolas públicas que se destacaram com as melhores práticas de gestão.
Cogna
A Fundação se torna o braço social da Kroton Educacional, atual Cogna Educação.
Boas práticas de Educação na América Latina
O SGI foi eleito um dos três programas brasileiros que tem como foco melhorar a qualidade do ensino público no Brasil. Foi selecionado pelo CEAL (Conselho de Empresários da América Latina) e pelo ILCE (Instituto Latino-Americano de Comunicação Educativa) para fazer parte do livro “Boas práticas de Educação na América Latina”.
SGI
Jequitibá, Funilândia e Baldim, pequenos municípios de Minas Gerais que implantaram o SGI, obtiveram nas provas oficiais de alfabetização 46% de alunos alfabetizados enquanto os 15 municípios sem SGI da mesma região tiveram a média de 22%. Ou seja, a porcentagem de alfabetizados dos três é mais que o dobro dos outros.
Crescimento Notável
Fundação dobra o número de municípios atendidos.
Lançamento do Movimento Conspiração Mineira pela Educação
Fóruns de Diretores
Início dos Fóruns de Diretores para lideranças de escolas públicas.
Prêmio Mineiro de Qualidade
A rede municipal de ensino de Vespasiano/MG, com o SGI, conquista o Prêmio Mineiro de Qualidade, na faixa ouro, a mais alta premiação concedida pelo PMQP – Prêmio Mineiro de Qualidade e Produtividade.
SGI
Vespasiano em Minas Gerais é o primeiro município a ser atendido pelo SGI.
Criação da Fundação Pitágoras
Educadores fundadores da Cogna: Walfrido Silvino dos Mares Guia Neto, Júlio Fernando Cabizuca e Evando José Neiva.